Saúde: Secretaria realiza mutirão em Santos para aplicação de botox neste sábado

Substância é usada no tratamento de portadores de seqüelas de doenças que atrofiam ou enrijecem os músculos

sex, 20/05/2005 - 12h34 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Direção Regional de Saúde (DIR), realiza neste sábado, 21 de maio, a partir das 8h, um mutirão para zerar a fila de pacientes que aguardam a aplicação da toxina botulínica.

Em parceria com a Faculdade de Medicina Unimes, serão atendidos 40 pacientes, crianças e adultos, no Hospital Guilherme Álvaro. Todos são portadores de seqüelas causadas por doenças que atrofiam ou enrijecem os músculos (paralisia cerebral, derrame, distonia ou acidentes de trauma de crânio ou medular, por exemplo) e já foram avisados do atendimento.

Às quintas e sextas-feiras de cada semana a DIR aplica a toxina em pacientes que necessitam desse tratamento. Para evitar que haja espera pelo atendimento será realizado este mutirão.

A toxina botulínica, conhecida pelo uso em tratamentos estéticos, é um grande auxiliar na reabilitação destes pacientes. Com a aplicação da toxina, o músculo relaxa e facilita o tratamento da fisioterapia que sempre é indicada na reabilitação destes pacientes.

A região de Santos já realizou cerca de 1.200 aplicações desde 2002 e possui hoje em seu programa cerca de 600 pessoas credenciadas. Os pacientes que necessitam da aplicação da toxina botulínica devem procurar, com encaminhamento médico ou de um fisioterapeuta, o Ambulatório de Neurologia da DIR.

‘Os pacientes que recebem a toxina botulínica passam a ter movimento em um local do corpo antes totalmente paralisado. Mas de maneira nenhuma os pacientes devem abandonar o tratamento de fisioterapia, pois a toxina apenas auxilia na reabilitação’, afirma Yara Dadalti, coordenadora do centro de referência do Ambulatório de Neurologia.

O Hospital Guilherme Álvaro fica na rua Oswaldo Cruz, 197 – Boqueirão.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

(LRK)