Saúde: Secretaria realiza Fórum Estadual de Tuberculose

Evento será realizado amanhã, dia 2, das 9h às 17h

seg, 01/09/2003 - 11h11 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realizará nesta terça-feira, dia 2 de setembro, das 9h às 17h, o Fórum Estadual de Tuberculose. Serão discutidas estratégias de controle e vigilância da doença no Estado.
Destinado a profissionais de saúde, o Fórum reunirá técnicos da Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e do Instituto Adolfo Lutz, órgãos da Secretaria. Também participarão representantes do Ministério da Saúde, do Centro de Referência Hélio Fraga e da Fundação Osvaldo Cruz.

Entre os temas do evento estão o sistema de vigilância laboratorial, a busca ativa de casos no sistema prisional do Estado e o tratamento supervisionado. Os avanços no combate à doença e a situação atual no Estado também serão discutidos. Durante o evento, a Divisão de Tuberculose premiará os municípios paulistas com melhores taxas de alta/cura em tuberculose.

O Fórum Estadual de Tuberculose será realizado no Centro de Convenções Rebouças- Grande Auditório- avenida Rebouças, 600 – Cerqueira César.

A doença

A tuberculose é uma doença transmitida pelo ar que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium.

Os principais sintomas da doença são tosse crônica, febre, suor noturno, dor no tórax e perda de peso lenta e progressiva. A prevenção é realizada com a vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doença. Se houver a contaminação, o tratamento consiste basicamente na combinação de três medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida.

O tratamento dura em torno de seis meses e, se o doente tomar os remédios corretamente, as chances de cura chegam a 98%. É fundamental não interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapareçam.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)