Saúde: Secretaria realiza encontro regional em comemoração ao Dia de Luta Antimanicomial

Evento reunirá membros Direção Regional de Saúde, secretários municipais de Saúde e profissionais médicos

qua, 18/05/2005 - 9h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Direção Regional de Saúde de Mogi das Cruzes, e o Colegiado de Saúde Mental dos municípios da região promovem nesta quarta-feira, 18 de maio, a partir das 9h30, um encontro em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O diretor regional, Washington Garbin, participará da abertura do evento.

Com objetivo de trocar de experiência entre os profissionais envolvidos com o atendimento de paciente psiquiátrico, o evento terá mesas-redondas e exposição de trabalhos de pacientes, além de apresentação da oficina de dança. Além do diretor regional, a diretora do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), serviço estadual de referência para o Brasil no tratamento a dependentes de drogas, Luizemir Lago, estará no encontro.

Atualmente as diretrizes de saúde mental visam inserir o paciente psiquiátrico na sociedade, reduzindo a internação permanente em hospitais e devolvendo-o ao carinho familiar. O Estado de São Paulo está à frente desta política em todo o país.

‘Essa data tem contribuído para chamar a atenção da sociedade sobre o assunto. É importante que a sociedade entenda que todo portador de transtorno mental é um cidadão comum e deve fazer o máximo para integrá-lo em seu meio’, explica o diretor Washington Garbin.

Neste ano a Secretaria inaugurou no Hospital Luzia de Pinho Melo uma ala de psiquiatria, já dentro desta nova visão de atendimento, com Hospital-Dia, para estabilização de quadro clinico.

O encontro será no anfiteatro da Universidade Brás Cubas, na av. Francisco Rodrigues Filho, 1.233, em Mogi das Cruzes.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

(LRK)