Saúde: Secretaria realiza ‘Dia D da Dengue’ com 10 mil agentes e queda de 85% de casos

Atividades de orientação e prevenção serão realizadas por todo o Estado

sex, 19/11/2004 - 11h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde participa neste sábado, 20 de novembro, do ‘Dia D’ de Combate à Dengue celebrando a redução de 85% no número de casos da doença este ano. Em parceria com os municípios, haverá ações de orientação e prevenção por todo o Estado. Cerca de 10 mil ‘agentes’ participarão do movimento.

Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria, foram registrados até esta sexta-feira, 19 de novembro, 3.007 casos de Dengue no Estado – nenhum de Dengue hemorrágica. No mesmo período do ano passado houve 20.361 casos confirmados da doença – um óbito por Dengue hemorrágica. Em 2002 houve cerca de 40 mil casos de dengue em São Paulo.

Para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria promoverá neste sábado atividades como panfletagem, colocação de cartazes em imóveis comerciais, pedágios educativos, feiras, oficinas de artesanato e peças de teatro, dentre outras. Também haverá ‘arrastões’ em bairros pré-determinados para identificar possíveis locais de proliferação do mosquito.

A Secretaria ainda prepara uma ampla campanha de combate à doença em veículos de comunicação, a partir de 23 de novembro, com o slogan ‘Dengue! Aqui não!’. O ‘Dengue-Boy’, personagem da Secretaria, iniciará uma série de visitas ao interior e litoral do Estado para conscientizar a população sobre a importância de se evitar focos de água parada, propícios à reprodução do Aedes aegypti. A primeira cidade visitada será São José do Rio Preto, neste sábado.

‘Estamos vencendo a luta contra a Dengue a cada batalha, mas é importante redobrar os esforços para que os casos da doença continuem diminuindo’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(LRK)