Saúde: Secretaria realiza curso sobre saúde de adolescentes para mil profissionais do interior

Evento será nesta quarta-feira, dia 1º

ter, 30/11/2004 - 13h50 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Saúde Integral do Adolescente, promove nesta quarta-feira, 1º de dezembro, a partir das 8h, um curso de saúde do adolescente para cerca de mil profissionais de saúde, oriundos de 200 municípios do Estado.

Os principais desafios encontrados no atendimento a adolescentes, como a questão da sexualidade, crescimento, desenvolvimento físico e primeiras relações sexuais, serão os temas a serem abordados pelo curso. Cuidados com a prevenção da gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, problemas ginecológicos e o acesso aos serviços de saúde também serão discutidos.

Com uma forte política de saúde voltada ao adolescente, a Secretaria conseguiu reduzir diversos indicadores. Quando comparado o ano de 1998 com 2003, constata-se redução de 74% dos casos registrados de contágio de Aids nessa faixa da sociedade. Houve também a redução, nesse mesmo período, de 26% de casos de primeira gravidez na adolescência e de 21% dos casos de segunda gravidez.

Para a coordenadora de Saúde do Adolescente da Secretaria, Albertina Duarte Takiuti, a importância desse congresso é capacitar os profissionais. ‘O objetivo é tornar acessível aos jovens, de forma gratuita, conhecimentos modernos’, afirma.

Além de palestras e mesas-redondas, os adolescentes mostrarão através de apresentações artísticas as atividades que desenvolvem nos centros de saúde. O curso será no auditório Ulisses Guimarães do Palácio dos Bandeirantes_ avenida Morumbi, 4.500 – Morumbi.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.