Saúde: Secretaria quer vacinar 3,1 milhões de crianças contra paralisia infantil em agosto

Segunda fase da campanha acontece no próximo dia 20 para menores de cinco anos

seg, 08/08/2005 - 10h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar 3,1 milhões de crianças com menos de cinco anos durante a segunda fase da Campanha de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) no Estado, no próximo dia 20 de agosto, sábado. A meta equivale a 95% dos 3,3 milhões de crianças nesta faixa etária.

Como nas edições anteriores, a dupla Zé e Maria Gotinha divulgará a vacinação nas principais cidades paulistas. Na campanha deste ano cerca de 13,8 mil postos de vacinação, 37 mil profissionais e mais de 4,5 milhões de doses de vacinas contra poliomielite estarão à disposição da população em todo o Estado.

A exemplo do que ocorreu durante a primeira fase da campanha, em 11 de junho, as crianças receberão, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

‘É de extrema importância levar as crianças aos postos de saúde nesta segunda fase, mesmo aquelas que já tenham tomado a vacina na primeira etapa da campanha. A paralisia infantil é uma doença grave, que pode ser evitada com a vacinação’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. O último caso registrado da doença no Estado de São Paulo ocorreu em 1988, no município de Teodoro Sampaio. No Brasil a doença está erradicada há 16 anos, sendo que os últimos casos foram registrados no Rio Grande do Norte e Paraíba.

A poliomielite é uma doença viral aguda que pode ocorrer sob forma de infecção. É caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia. Qualquer caso da doença deve ser imediatamente notificado para a vigilância epidemiológica da região.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

(RK)