Saúde: Secretaria qualifica especialistas em medicamentos do Estado nesta sexta-feira

Tema principal será a implantação das Farmácias Notificadoras

qui, 28/04/2005 - 15h23 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta sexta-feira, 29 de abril, a partir das 9h30, o ‘I Seminário Estadual de Farmacovigilância’. O objetivo é qualificar profissionais que atuam na aérea de medicamentos e expor as novas técnicas adotadas no Estado de São Paulo. O evento reunirá cerca de 250 médicos e farmacêuticos.

O seminário tem como tema principal o programa ‘Farmácias Notificadoras’, implantado em 43 farmácias do Estado. Desde o início do ano estes estabelecimentos recebem queixas e informações da população sobre possíveis reações adversas e desvio de qualidade nos medicamentos e o objetivo é ampliar a rede de farmácias participantes.

Parceria da Secretaria de Estado da Saúde (por intermédio do Centro de Vigilância Sanitária), Anvisa e Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, o projeto melhora a notificação de reações adversas e pode corrigir o uso indevido dos medicamentos.

‘Ainda serão apresentadas outras ações bem sucedidas de farmacovigilância estadual, como a informatização das redes farmacêuticas e dos formulários, para integrar os profissionais e aumentar a qualidade das farmácias do estado’, afirma a diretora do Centro de Vigilância Sanitária, Iara Alves de Camargo.

Os profissionais receberão materiais informativos com os programas de vigilância sanitária e controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde. Todos participantes ganham certificado de participação. O evento acontece no teatro da Faculdade de Medicina da USP – avenida Doutor Arnaldo, 455 – Cerqueira César.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa