Saúde: Secretaria promove sete mutirões em hospitais estaduais neste sábado

Atendimentos serão realizados nos hospitais das Clínicas, Heliópolis, Regional Sul, Ferraz de Vasconcelos e Guilherme Álvaro

sex, 26/08/2005 - 11h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde programou para este sábado, 27 de agosto, sete mutirões de saúde para atender a população paulista em cinco hospitais estaduais. Três deles serão fechados, para diminuir filas, e outros três, abertos à população.

No Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo haverá mais um Mutirão da Catarata, das 7h às 12h. As pessoas com mais de 50 anos de idade e com problemas de catarata  ou perda de visão provocada pela degeneração da retina deverão comparecer no HC munidas de CPF e RG. O atendimento será gratuito e realizado por cerca de 200 profissionais.

Quem tiver o diagnóstico de catarata ou degeneração na retina realizará, no mesmo dia, nove exames oftalmológicos, entre acuidade visual, fundo de olho, tonometria, biometria e biomicroscopia. Também sairão do hospital com data já marcada para a cirurgia de catarata ou orientação do tratamento da degeneração da retina. Não há necessidade de passar a noite na fila, pois todos que chegarem entre 7h e 12h serão atendidos.

Já no ambulatório do Hospital Heliópolis, na zona sul da capital, serão realizados, das 8h às 12h, mutirões abertos nas áreas de dermatologia e ginecologia. Qualquer pessoa, sem necessidade de encaminhamento médico, com problemas de pele e mulheres com complicações ginecológicas poderão comparecer ao local.

Uma equipe composta por 14 médicos do Heliópolis estará à disposição da população. A expectativa é atender cerca de 600 pessoas. Os pacientes serão consultados e, havendo necessidade, encaminhados para tratamento e acompanhamento no ambulatório do hospital.

O Hospital Regional Sul, também na capital, promoverá a partir das 9h do sábado um mutirão de exames de ultra-som vascular com ecodoppler, em parceria com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. O procedimento, que detecta problemas de circulação e obstruções de artérias nas pernas, será realizado em cerca de 10 pacientes da unidade previamente convocados. Três médicos e dois auxiliares de enfermagem estarão à disposição.

Na Baixada Santista, o Hospital Guilherme Álvaro, da Secretaria, também promoverá um mutirão de ultra-som vascular com ecodoppler, das 8h às 18h, para pacientes previamente agendados. Serão atendidos cerca de 100 pacientes.

Em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, o Hospital Estadual Osíris Florindo Coelho promoverá, a partir das 8h, um mutirão de cirurgias e exames laboratoriais para os pacientes que já possuem agendamento. Serão 30 cirurgias de hérnia e fimose em crianças, 20 pequenas cirurgias em adultos, 15 exames de endoscopia, 80 exames de ultrasom, 40 consultas ambulatoriais vascular, 40 ecocardiograma e 8 eletroencefalograma. No total, serão mais de 230 pessoas atendidas, zerando ou diminuindo as filas.

O mesmo hospital de Ferraz terá um mutirão aberto. Qualquer pessoa, desde que tenha encaminhamento de uma unidade que atenda pelo Sistema Único de Saúde (SUS), poderá realizar tomografia, das 8h às 17h.

‘Os mutirões tornaram-se uma tradição nos hospitais do Estado, beneficiando milhares de pacientes. Em abril deste ano, o mutirão estadual de saúde promovido pela Secretaria atendeu cerca de 93 mil pacientes em 122 unidades’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O ambulatório do Hospital Heliópolis, onde os mutirões serão abertos à população, fica na avenida Almirante Delamare, nº 1534, no bairro do Sacomã. Já o Mutirão da Catarata do HC, também aberto aos interessados, ocorrerá na avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, nº 155 próxima à estação Clínicas do Metrô.

Veja onde haverá mutirões

Mutirões abertos

Hospital das Clínicas de São Paulo
Exames oftalmológicos para idosos, com inuito de verificar possível problemas de catarata

Hospital Heliópolis
Consulta na área de dermatologia
Consulta na área de ginecologia

Mutirões fechados

Hospital Regional Sul
Ultra-som vascular

Hospital Guilherme Álvaro (Santos)
Ultra-som vascular

Hospital Geral de Ferraz de Vasconcelos
Cirurgias simples (hérnia, fimose), consultas na área vascular e exames (endoscopia, ultra-som, ecocardiograma, eletroencefalograma)

Mutirão aberto, com encaminhamento do SUS

Hospital Geral de Ferraz de Vasconcelos
Tomografias

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

J.C.