Saúde: Secretaria promove hoje formatura de 350 Jovens Acolhedores

Universitários irão trabalhar em 29 hospitais estaduais da Grande São Paulo

ter, 31/08/2004 - 9h00 | Do Portal do Governo

Estudantes universitários começam a trabalhar já nesta quarta-feira em 29 hospitais estaduais da Grande São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde organizou para esta terça-feira, 31 de agosto, às 10h, a formatura dos cerca de 350 Jovens Acolhedores, universitários que terão a incumbência de atender de maneira cordial a população nos hospitais estaduais. O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estará no evento.

Treinados pela Secretaria, os Acolhedores trabalharão em 29 hospitais estaduais da Grande São Paulo. Eles serão os responsáveis por receber o paciente, indicar o local de atendimento e prestar apoio, por exemplo. Outra turma de 120 a 150 estudantes será formada após a primeira experiência.

Resultado de uma parceria entre a Secretaria e 17 instituições de ensino superior, o projeto garante ao estudante o pagamento de uma bolsa de estudos durante 12 meses, correspondente ao valor da mensalidade escolar. A Secretaria pagará R$ 350 e a instituição de ensino repassará o restante da mensalidade.

‘Quem tem um problema de saúde precisa de cuidados médicos, mas também de atenção. A aflição do paciente diminui à medida que é informado sobre o que está havendo e a que horas será atendido, por exemplo’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Os estudantes irão trabalhar cinco horas por dia, cinco dias por semana. Ao longo da vigência do contrato os Jovens Acolhedores continuarão recebendo treinamentos voltados à área da saúde e cidadania. Também serão, supervisionados por equipes multidiciplinares da Secretaria.

A formatura será no Centro de Convenções Rebouças, avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 600 – Cerqueira César, zona oeste da capital.

Da Secretaria estadual da Saúde