Saúde: Secretaria pretende vacinar 2,4 milhões de idosos contra gripe a partir de sábado

Campanha de Vacinação de Idosos tem meta de imunizar 70% das pessoas com mais 60 anos

seg, 12/04/2004 - 11h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde lança no próximo sábado, dia 17 de abril, por todo o Estado, a Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso. A expectativa é que sejam vacinadas pelo menos 2,4 milhões de pessoas com mais de 60 anos, atingindo a meta de 70% de imunização.

Na campanha, que irá até 30 de abril, a população terá à disposição 3,5 milhões de doses da vacina contra a o vírus Influenza, causador da gripe, em 6.488 postos fixos e volantes. A Grande São Paulo terá 1.869 postos; pelo interior e litoral estarão distribuídos mais 4.619 postos de vacinação.

A distribuição e aplicação das doses envolverão a participação de 27.720 profissionais, 2.100 carros e seis barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em 1.387 asilos. Em 2003 o Estado teve 75% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%.

A vacina contra Influenza não causa reações graves, nem mesmo desencadeia gripe. ‘A população deve se conscientizar de que essa vacina previne inúmeras complicações causadas pela gripe e, o mais importante, de maneira nenhuma causa a doença’, comenta Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

Durante a Campanha de Vacinação dos Idosos a Secretaria vai oferecer à população, além da vacina contra o vírus da gripe, a vacina dupla, contra o tétano e a difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)