Saúde: Secretaria organiza programa de saúde ocular para estudantes da rede pública

Na primeira etapa, o projeto atingirá municípios com até 40 mil habitantes

qua, 06/08/2003 - 10h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde começou a organizar o Programa Saúde Ocular do Escolar nas escolas públicas do Estado. O objetivo é detectar problemas oftalmológicos em alunos da primeira série do ensino fundamental.

Na primeira etapa, o projeto atingirá municípios com até 40 mil habitantes, nos quais o serviço oftalmológico disponível costuma ser menor. Iniciado na Direção Regional de Saúde (DIR) de Registro, em maio, o programa deve atingir pelo menos outras oito regiões do Estado até o final de outubro: Araraquara, Bauru, Botucatu, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Taubaté. Serão 137 municípios, com aproximadametne 35 mil alunos matriculados na 1a. série do ensino fundamental.

Treinamento dos mestres

O programa consiste no treinamento dos professores para a realização do exame de vista. A secretaria treina os profissionais e fornece o equipamento para o teste. Todas as crianças que apresentarem problemas oculares serão encaminhas ao oftalmologista e, se preciso, receberão óculos.

‘A intenção é identificar distúrbios visuais que, se não forem descobertos precocemente, podem causar problemas permanentes e irreversíveis, interferindo no rendimento escolar dos estudantes e, conseqüentemente, no desenvolvimento psicossocial’, afirma o coordenador de Saúde do Interior, Nelson Pesciotta.

Estima-se que 15% desses alunos apresentem problemas como baixa acuidade visual ou a presença de algum sinal que justifique seu encaminhamento ao médico oftalmologista. Do total de crianças, cerca de 6% – 2,1 mil alunos – devem necessitar de lentes corretoras.

Da Assessoria de Imprensa da SES

(AM)