Saúde: Secretaria oferece mais postos no Dia Internacional do Doador Voluntário de Sangue

Nesta terça-feira, dia 25, haverá novas unidades de coleta na região central e em Pinheiros

ter, 25/11/2003 - 15h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde ampliará a quantidade de postos de coleta no Dia Internacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta terça-feira, dia 25. Além dos quatro postos fixos já existentes na capital, a Secretaria colocará à disposição da população outros três, em locais de grande movimento, das 8h às 17 horas.

A intenção é facilitar o acesso da população e aumentar a coleta de sangue. A Fundação Pró-Sangue, órgão da Secretaria, coordenará as doações. Os postos serão colocados em locais estratégicos, com movimento intenso, próximos a órgãos públicos. Em Pinheiros o posto será na rua Sumidouro, 448, na Sabesp. Na região central da capital haverá duas unidades, no Pateo do Colégio e na praça Coronel Fernando Prestes, 115_ Comando Geral da Polícia Militar.

Estão programadas outras ações para incentivar a doação de sangue. No posto Clínicas haverá decoração especial com flores, além de sorteio de passaportes da alegria do Playcenter e lanche especial, com torradas e geléia. Haverá mensagem no dirigível da Goodyear e nos painéis eletrônicos da Eletromídia.

“É muito importante que a população colabore doando sangue. Uma atitude humanitária, que salva vidas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Fundada em 1984, a Fundação Pró-Sangue, maior hemocentro da América Latina, já coletou cerca de 2,5 milhões de bolsas de sangue, que, fracionadas, atenderam 7,5 milhões de pessoas. O pioneirismo sempre marcou a Fundação: criou o primeiro banco de sangues raros no Brasil e foi o primeiro hemocentro a receber certificação internacional de qualidade.

Em 2002 foram coletadas no Brasil cerca de três milhões de bolsas de sangue. Menos de 2% da população doa sangue. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse índice deveria ser de 3% a 5%.


Postos da Secretaria na capital

  • Fixos

    – Clínicas – av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – 1º andar
    – Dante Pazzanese – Av. Dante Pazzanese – 500
    – Mandaqui – rua Voluntários da Pátria, 4.227
    – Universitário – av. Prof. Lineu Prestes, 2.565

  • Móveis no dia 25

    – Sumidouro – rua Sumidouro, 448 – Pinheiros
    – Pateo – Pateo do Colégio, 148 – Sé
    – PM – Praça Coronel Fernando Prestes, 115 – Luz