Saúde: Secretaria muda sistema de marcação de consultas

Telefone 0800 será substituído por marcação pelo posto de saúde, o que deve agilizar atendimento

sáb, 16/08/2003 - 12h41 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde muda nesta segunda-feira, dia 18, o sistema de marcação de consultas aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), realizadas atualmente pelo telefone 0800-556331. Uma mensagem gravada orientará o usuário sobre os procedimentos que deve adotar.

O objetivo dessa iniciativa é agilizar o atendimento à população da cidade de São Paulo e garantir o melhor atendimento.

A partir desta segunda-feira o usuário que passar por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de responsabilidade da Prefeitura, e precisar de uma avaliação de especialista terá sua consulta agendada pela própria UBS.

O número 0800,que marca consultas por telefone em médicos do Estado, deixará de existir e em seu lugar a Secretaria colocará um sistema acessível apenas por profissionais específicos da rede municipal.

A responsabilidade de agendar a consulta com o especialista não será mais do usuário e passará a ser da unidade que o indicou. Quando o clínico geral de uma UBS, da Prefeitura, indicar a necessidade de uma avaliação com especialista, a própria unidade, por intermédio de uma de suas 24 referências municipais, fará o contato com a central do Estado, agendando a consulta e informando data, local e horário ao usuário.

Como somente profissionais cadastrados marcarão as consultas, a linha telefônica ficará com movimento muito menor, o que deve acabar com congestionamentos.

Ao disponibilizar suas vagas em consultas para as UBS, a Secretaria de Estado da Saúde segue o que preconiza o SUS, com o sistema gestão plena da capital. “As consultas disponibilizadas pelo Estado se somarão às da rede municipal, com gerenciamento do município”, afirma Márcio Cidade Gomes, coordenador de Saúde da Grande São Paulo da Secretaria.