Saúde: Secretaria moderniza farmácias de alto custo

Sistema informatizado e ágil para distribuição de remédios seguirá modelo inovador do Hospital das Clínicas de São Paulo

seg, 21/06/2004 - 17h05 | Do Portal do Governo

Secretaria de Estado da Saúde vai estender o novo sistema eletrônico de dispensação de medicamentos excepcionais para todas as regiões do Estado de São Paulo até o final deste ano. As farmácias de remédios de alto custo, para doenças raras e crônicas, seguirão o modelo de sucesso do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo e serão implantadas nos hospitais universitários do Estado. Com isso, a entrega dos remédios ficará mais fácil e mais rápida.

São José do Rio Preto será a primeira região beneficiada. A partir de julho, a distribuição de medicamentos de alto custo, feita hoje no Núcleo de Gestão Assistencial do município, vai passar para o Hospital de Base da cidade, gerenciado pelo Estado.

O local foi escolhido porque atende a 83% das pessoas que necessitam de medicamentos excepcionais no município. Com o novo sistema, os pacientes não precisarão deixar o hospital para adquirir medicamento. Toda a documentação exigida, desde a geração da Solicitação de Medicamentos Excepcionais até a Autorização de Procedimento de Alta Complexidade/Custo (APAC), será feita eletronicamente e gerenciada por modernos softwares.

No HC, que atende em média 750 pessoas por dia na farmácia de alto custo, o paciente passa pela consulta e recebe o medicamento no mesmo dia. O médico que prescreve o remédio preenche na hora a solicitação. Com o documento em mãos, o paciente vai ao pólo autorizador do hospital para retirar a APAC. Depois, basta se dirigir ao guichê da farmácia para receber os medicamentos.

O sistema eletrônico permite reduzir consideravelmente o tempo de espera para a retirada de medicamentos excepcionais. ‘As novas farmácias de alto custo fazem parte da política da Secretaria de aumentar a qualidade do serviço e agilizar o atendimento prestado aos pacientes’, afirma o secretário de Estado da Saúde Luiz Roberto Barradas Barata.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

M.J.