Saúde: Secretaria lança projeto que garante amamentação para crianças adotadas

Hospital Interlagos colocará sonda em mães que não produzem leite

seg, 18/10/2004 - 16h06 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inicia no dia 10 de novembro um projeto que auxiliará mães que adotaram crianças e não têm como oferecer leite materno. Equipes médicas do Hospital Maternidade Interlagos, da Secretaria, oferecerão tratamento completo para produção de leite humano, inclusive com a implantação de uma pequena sonda no peito da mãe.

Chamado de Programa de Aleitamento Materno e Acolhimento de Mães Adotivas (Pra Mama), o projeto atenderá qualquer mãe que tenha filho adotivo em idade de amamentação. É preciso, claro, demonstrar documentação que comprove a adoção. Mulheres que entraram com pedido na Justiça e ainda não tiveram resposta também podem se inscrever.

No início do tratamento, médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos do hospital explicarão às mães os benefícios do aleitamento materno para a saúde dos bebês, a possibilidade das mães adotivas amamentarem naturalmente e a importância desse processo.

Logo em seguida será colocada uma sonda com pequena quantidade de leite industrializado no peito da mãe. O cheiro desse leite despertará o interesse da criança pela amamentação_ a sucção que ela fará para buscar o alimento estimulará a produção do leite materno nessa mãe, mesmo não tendo passado pela gestação. Quanto mais cedo essas mães forem estimuladas, maior será a chance de sucesso.

‘O cheiro desse leite desperta o interesse do bebê pela amamentação e a sucção do mamilo estimula a produção do leite materno na mãe, mesmo que ela não tenha passado pela gestação’, afirma o diretor do hospital, Ricardo Gebrin.

O Hospital Maternidade Interlagos fica na rua Leonor Alvim, 211 – Interlagos, Zona Sul da Capital. Mulheres que desejarem se inscrever já podem procurar o hospital ou telefonar para 5666-0783.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde
C.A.