Saúde: Secretaria lança manual de transplante de órgãos

Será amanhã, dia 24, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

ter, 23/03/2004 - 9h39 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde lança nesta quarta-feira, dia 24 de março, às 10 horas, o Manual do Paciente em Lista de Transplante, um guia com informações e esclarecimentos às pessoas que aguardam por uma doação de órgão no Estado de São Paulo. O ator Norton Nascimento, transplantado de coração em dezembro de 2003, estará no evento, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Foram produzidos 30 mil manuais para distribuição nos centros de credenciamento de todo o Estado. Com o documento, a pessoa que aguarda por um órgão poderá saber como funciona o processo de transplante de órgãos no Estado, o que é a Central de Transplantes, como se inscrever, como é formada a lista de espera, além de explicações sobre a distribuição de cada órgão.

O número de doadores de órgãos no Estado de São Paulo dobrou no primeiro bimestre de 2004. Em janeiro e fevereiro deste ano houve 83 doadores (beneficiando 268 pessoas), contra 42 nos primeiros dois meses do ano passado. Apenas em fevereiro deste ano foram realizadas 35 doações, 85% a mais que no mesmo mês de 2003, quando houve 19.

Os manuais serão entregues gratuitamente à população. Para facilitar o entendimento dos usuários estão divididos em cinco cores, uma para cada órgão. O manual verde é para quem aguarda por um transplante de pulmão, o rosa é para pâncreas, vermelho para córnea, laranja para coração e azul para transplante de rim.

‘O objetivo é mostrar que o processo de transplante de órgãos é totalmente transparente no Estado. Os manuais trarão informações extremamente importantes aos pacientes’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O lançamento do Manual do Paciente em Lista de Transplante será no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, avenida Doutor Dante Pazzanese, 500 – Vila Mariana.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)