Saúde: Secretaria lança Jovens Acolhedores para humanizar atendimento em hospitais

Quinhentos universitários serão contratados para atender de maneira cordial e encaminhar pacientes nos hospitais estaduais

seg, 08/12/2003 - 16h06 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde lança no início de 2004 o projeto “Jovens Acolhedores”, que mudará o atendimento à população em hospitais e centros de saúde. Cada hospital terá atendentes treinados para humanizar o atendimento, recebendo, encaminhando e informando pacientes e acompanhantes, geralmente desamparados ao entrar em um hospital. A resolução do projeto foi publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado, 6 de dezembro.

Quinhentos estudantes universitários serão contratados e treinados pela Secretaria para realizar o primeiro contato com o paciente, cumprimentando-o de forma atenciosa e prestando orientação eficiente, com informações precisas e encaminhamento adequado. Como o próprio nome sugere, o projeto visa acolher, confortar, explicar e proporcionar a confiança que o paciente necessita.

“Quem está com problemas de saúde precisa, sem dúvida, de cuidados médicos, mas carece de atenção”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. “A aflição do paciente diminui à medida que é constantemente informado sobre o que está ocorrendo, a que horas será atendido, quais serão as etapas desse atendimento e se, por ventura, existe um caso mais grave que o dele exigindo atendimento preferencial”, explica.

A filosofia de atendimento humanitário já é seguida pelos hospitais do Estado. “O projeto ‘Jovens Acolhedores’ será o passo decisivo para a Secretaria implementar um padrão de alta qualidade na saúde pública do Estado”, observa o secretário.

Os universitários serão contratados depois de convênio firmado entre a Secretaria e instituições de ensino. Depois de selecionados, haverá sorteio e encaminhamento dos estudantes aos hospitais. O salário será referente ao valor da mensalidade na universidade. A Secretaria arcará com R$ 350, deixando o restante por conta da instituição.

Da Saúde

M.J.