Saúde: Secretaria intensifica vacinação contra Hepatite B em crianças e adolescentes durante férias

Pessoas de 5 a 19 anos podem ir a qualquer posto de saúde do Estado

ter, 15/07/2003 - 12h33 | Do Portal do Governo

Pessoas de 5 a 19 anos podem ir a qualquer posto de saúde do Estado. A vacina é gratuita

A Secretaria de Estado da Saúde pretende levar crianças e adolescentes a postos de saúde até o fim das férias. O objetivo é intensificar a imunização contra Hepatite B em pessoas de 5 a 19 anos, grupo que pode receber a vacina gratuitamente em todos os postos de saúde do Estado.

De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria, 68% das pessoas nesta faixa etária não estão imunizadas contra a doença, o que corresponde a 7,2 milhões de pessoas. Desde 2001, quando a vacinação entre 5 e 19 anos foi instituída pelo Ministério da Saúde, 3,4 milhões de paulistas foram imunizados, cerca de 32% do público-alvo.

‘A vacina fica disponível à população durante todo o ano. Como as aulas só recomeçam em agosto, julho é uma boa oportunidade para ir a um posto de saúde. Todos com idade entre 5 e 19 anos podem ser vacinados’, afirma a coordenadora da divisão de Imunização da Secretaria, Clélia Maria Aranda.

Causada por vírus, a Hepatite B, que afeta o fígado, é transmitida através do contato direto com sangue ou secreções de pessoas infectadas_ por via sexual, materno-fetal (mãe para filho na gestação e durante o parto), transfusão de sangue e derivados sem controle de qualidade, exposição a agulhas ou outros instrumentos contaminados (profissionais de saúde, tatuagens, usuários de drogas injetáveis, entre outros). A doença pode se tornar crônica e transformar-se em cirrose ou câncer do fígado (hepatocarcinoma).
‘Como a transmissão sexual é um dos principais meios de contágio, a vacinação em crianças e adolescentes é o mecanismo mais seguro e eficaz para proteger a população da infecção pelo vírus da Hepatite B. Cerca de 98% das crianças com menos de 5 anos já está vacinada’, comenta Clélia.

A vacinação contra hepatite B tem 3 doses_ a segunda depois de cerca de 2 meses e a terceira cerca de quatro meses após a intermediária. Em qualquer situação da caderneta de vacinação a criança ou adolescente deve ir ao posto de saúde.

A situação dos adolescentes entre 15 e 19 anos é mais preocupante. Cerca de 22% da população nesta idade recebeu a vacina – 850 mil pessoas. Entre 11 e 14 anos há 31% de vacinação (900 mil pessoas). Entre 5 e 10 anos 1,7 milhão de pessoas está imunizada, 43% da faixa etária.

Da Secretaria estadual da saúde