Saúde: Secretaria integra Hospital Ipiranga ao Instituto do Coração

Até o final deste ano o programa deverá ser estendido a outros hospitais estaduais da Grande São Paulo

qui, 02/10/2003 - 9h22 | Do Portal do Governo

Desde ontem, dia 1º de outubro, o Hospital Ipiranga está integrado ao Instituto do Coração (Incor). A Secretaria de Estado da Saúde criou um sistema de telemedicina inovador, que permitirá ao hospital, que não dispõe da especialidade cardiologia, receber laudos diretamente do instituto. Os pacientes realizarão exames de eletrocardiografia, ecocardiografia, ergometria e mapeamento cardíaco na unidade do Ipiranga e o diagnóstico será feito por profissionais do Incor.

Até o final deste ano o programa deverá ser estendido a outros hospitais estaduais da Grande São Paulo que não dispõem de serviços de cardiologia. O investimento previsto para o projeto é de R$ 360 mil.

Na prática, o Incor funcionará como orientador técnico do atendimento cardiológico para hospitais do Estado. O objetivo é melhorar o atendimento e o diagnóstico de pacientes.

Os que necessitarem de exames complexos ou de alto custo serão encaminhados ao Incor, conforme agenda de atendimento, via Sistema Único de Saúde (SUS). A marcação desses exames será feita no próprio Hospital Ipiranga. Os casos de cirurgias cardíacas também ficarão a cargo de profissionais do Incor, que encaminharão o paciente de volta ao hospital de origem para o pós-operatório.

Os hospitais que têm serviços cardiológicos também participarão do projeto. O Incor realizará constantemente capacitação de profissionais destas unidades, colocando à disposição seus especialistas para discussão de casos.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o objetivo do programa é desenvolver um sistema de informação que possibilite o monitoramento integral das ações. “Os diagnósticos serão enviados com rapidez aos hospitais, o que irá acelerar o atendimento à população.”

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde e
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)