Saúde: Secretaria inicia programa de atualização para médicos da rede estadual

Departamento de Perícia Médicas do Estado (DPME) debaterá questões de saúde com profissionais do Estado

ter, 23/08/2005 - 11h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inicia nesta quarta-feira, 24 de agosto, um programa de atualização para médicos da rede estadual de Saúde. Por intermédio do Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME), a Secretaria programou uma série de palestras até o final do ano, todas destinadas a novidades em áreas da medicina.

Sempre gratuitas, as palestras poderão ser freqüentadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais de todo o Estado. Quatro já estão programadas – outras serão definidas, incluindo os temas. O primeiro evento nesta quarta-feira, dia 24, às 12h, e irá discutir e oferecer novas informações sobre lombalgia, problema comum a certas áreas profissionais.

Em 17 de setembro, das 8h30 às 17h30, profissionais do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão da Secretaria, irão orientar os médicos peritos sobre como identificar, orientar e oferecer acompanhamento às vítimas de alcoolismo. Ainda em setembro o DPME promoverá uma palestra com o tema ‘Fundamentos em Perícia Médica e Medicina legal’.

Síndrome de Burnout (síndrome causada pelo esgotamento físico, psíquico e emocional, decorrente da execução de trabalhos estressantes e excessivos) será o tema da quarta palestra.

‘É importante que os funcionários da rede estadual de saúde se mantenham atualizados. Medicina é uma área que constantemente surgem novidades’, afirma Elmir de Souza Cardim Filho, diretor do DPME.

Para fazer as inscrições, médicos e profissionais de saúde precisam entrar em contato com o DPME, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, pelos telefones (11) 3292-5088 ou (11) 3292-5087.

Veja a programação já definida

Data: Quarta-feira, 24 de agosto
Tema: Lombalgia
Horário: 12 horas

Data: Sábado, 17 de setembro
Tema: Alcoolismo
Horário: Das 8h30 às 17h30

Data: Sexta-feira, 23 de setembro
Tema: Medicina Legal
Horário: 19 horas

Data: Sexta-feira, 07 de outubro
Tema: Síndrome de Burnout
Horário: 19 horas

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

J.C.