Saúde: Secretaria informatiza atendimento e agiliza cirurgias na região de Bauru

Hospital Estadual de Bauru já reservou ambulatório exclusivo para operações não-urgentes

qua, 20/10/2004 - 12h21 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde lança nesta quinta-feira, 21, um programa de atendimento para agilizar as cirurgias não-urgentes na região de Bauru. Qualquer pessoa que tiver indicação deste tipo de operação poderá procurar uma unidade básica de saúde, que, após consulta com médico, marcará a data de uma consulta com especialista e cirurgia, ambas a ser realizadas no Hospital Estadual de Bauru.

O hospital já tem reservado setor para realizar as cirurgias não urgentes. O tempo de espera das operações será de, no máximo, 40 dias. As cirurgias urgentes, claro, continuarão sendo realizadas normalmente, assim como as cirurgias não urgentes já marcadas.

A Direção Regional de Saúde de Bauru, da Secretaria, já orientou os 38 municípios da região para cadastrar a população que precisa destas cirurgias. Com o sistema informatizado, os pacientes são encaminhados ao hospital estadual e os especialistas avaliarão a necessidade da intervenção cirúrgica.

‘Este novo sistema facilitará o acesso do doente ao atendimento especializado e ajudará na realização das cirurgias. As operações não-urgentes, como pedra na vesícula, varizes, retirada das amídalas e bexiga caída, podem ser programadas. Assim, aumenta a rapidez da correção de doenças que não são urgentes, mas que incomodam o paciente’, afirma o diretor regional de Bauru, Affonso Viviani Junior.

Cerca de 30 profissionais de saúde irão trabalhar no novo ambulatório. As especialidades serão cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, vascular e urologia.
O Hospital Estadual de Bauru fica na avenida da Amizade, 2400, Jardim Bela Vista.

Da Assessoria de Imprensa da secretaria de Estado da Saúde
V.C.