Saúde: Secretaria incentiva doação de sangue para evitar redução de estoque no Carnaval

Durante o feriado os estoques costumam estar 30% mais baixos

ter, 01/02/2005 - 15h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu reforçar as doações de sangue no período pré-Carnaval. Durante o feriado a necessidade de sangue aumenta por todo o Estado, devido principalmente a acidentes, e os estoques costumam estar 30% mais baixos.

Os dois fatores, aumento da demanda por sangue e redução de doações, acontecem a cada ano. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a média semanal de coleta é de 1.500 litros. No período de Carnaval do ano passado as doações diminuíram para 1.050 litros.

“Doar sangue é um ato muito importante, que salva vidas. No Carnaval os hemocentros precisam estar abastecidos para socorrer as possíveis vítimas do feriado. E isso só é possível com a colaboração da população” afirma Cássio Giannini, médico da Hemo-rede estadual.

Pessoas em bom estado de saúde, de 18 a 65 anos e com peso acima dos 50 kg estão aptas a doar sangue. Há alguns impedimentos para doação como ser portador do vírus HIV (Aids). As pessoas não devem esquecer de levar documento de identidade com foto. Todo o sangue coletado passa por testes antes de ser utilizado. Os tipos sangüíneos mais raros são os mais necessários_ RH negativos e sangue tipo “O”.

Para tirar dúvidas sobre as doações e saber os locais dos postos de coleta a Secretaria disponibiliza o Disk Pró-Sangue 0800-550 300.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.