Saúde: Secretaria inaugura Hospital-Dia do Conjunto Hospitalar de Sorocaba nesta sexta-feira

Unidade realizará cirurgias de pequeno e médio porte sem a necessidade de internação dos pacientes

qui, 22/09/2005 - 16h36 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inaugura nesta sexta-feira, 23 de setembro, o Hospital-Dia do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Referência para os 45 municípios da região, a unidade realizará cirurgias de pequeno e médio porte sem a necessidade de internação dos pacientes.

Com uma área de 373 m² o Hospital-Dia foi construído em um prédio anexo ao CHS. Está equipado com três modernas salas cirúrgicas e equipamentos de última geração, totalizando investimento de R$ 366 mil da Secretaria.

A unidade terá capacidade de realizar inicialmente 200 cirurgias de pequeno porte e 200 exames de endoscopia e colonoscopia por mês. A previsão é que o setor também realize, em curto prazo, procedimentos ambulatoriais de médio porte, como cirurgias pediátricas e ortopédicas.

A principal vantagem do Hospital-Dia é que o paciente não precisar permanecer internado por longo período, recebendo alta no mesmo dia. Serão realizadas cirurgias de amídala, otorrinolaringologia, fimose, entre outras, que possibilitarão ao paciente voltar para casa rapidamente.

‘Além de agilizar a realização de cirurgias de pequena e média complexidade na região, esta nova unidade diminui consideravelmente o risco do paciente ter complicações por causa da internação. Além disso, abre vagas para quem precisa de internação mais demorada’, afirma Sidnei Abdalla, diretor do Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Os pacientes atendidos no Hospital-Dia do CHS poderão receber visitas de acompanhantes desde o momento da entrada até a alta médica, geralmente no final do dia. O encaminhamento para a unidade será realizado pelo próprio Conjunto Hospitalar.

O Hospital-Dia do Conjunto Hospitalar de Sorocaba fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 564 – bairro do Lageado.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

J.C.