Saúde: Secretaria fecha acordo para investimento de US$ 1 milhão contra tuberculose

Agência Usaid dará o dinheiro para a universidade Johns Hopkins, que o investirá em programas contra a doença

ter, 29/04/2003 - 17h55 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde assinou nesta terça-feira, dia 29, carta de cooperação mútua para o controle da tuberculose com a Agência Norte Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. A agência colocará à disposição da universidade americana Jonhs Hopkins, a partir de agosto, US$ 1 milhão, que repassará o dinheiro em programas contra a doença.

Assinaram o acordo Luiz Roberto Barradas Barata, secretário estadual de Saúde, Gonzalo Vecina Neto, secretário municipal de Saúde, Kevin Armstrong, diretor da Usaid, e Patrick Duddy, cônsul-geral dos Estados Unidos de São Paulo.

Com o acordo, a Usaid, por intermédio da universidade americana Johns Hopkins, dará assistência técnica ao município de São Paulo para a ampliação das áreas onde é feito o Tratamento Diretamente Observado (Dots), mais conhecido como atendimento supervisionado. Também fornecerá assistência para a execução do inquérito de resistência às drogas, para a avaliação do sistema de vigilância para tuberculose e análise dos indicadores de mortalidade da doença.

Em contrapartida, o município disponibilizará pessoal técnico para as atividades. A Secretaria de Estado da Saúde dará assessoria e fará a supervisão das atividades do projeto.

‘É um grande avanço no combate à tuberculose. O programa abrange treinamento de profissionais, o que é muito importante para que o tratamento seja seguido à risca’, afirmou Barradas.

O Brasil apresenta o maior número de casos de tuberculose de toda a América Latina e Caribe. Ocupa a 15ª posição entre os 22 países com maiores incidências da doença. No Estado de São Paulo são registrados cerca de 19 mil casos novos por ano e a capital responde por mais de um terço desse total. Neste ano foi organizado um ranking de municípios sobre o tratamento da doença.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J