Saúde: Secretaria fecha acordo para diminuir segunda gravidez na adolescência

Parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) começa a valer neste segundo semestre

qua, 02/07/2003 - 17h45 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde e a Organização Panamericana de Saúde (Opas) fecharam nesta quarta-feira, dia 2, uma parceria para prevenir a segunda gravidez na adolescência. Ficou decidido que no segundo semestre deste ano será implantado um projeto de atendimento a adolescentes, primeiramente em quatro cidades do Estado.

Os municípios escolhidos para a primeira fase do projeto são Itapetininga, Jacareí, Araraquara e Mirassol, que já têm serviços estruturados para adolescentes. O Programa Estadual de Saúde do Adolescente coordenará as ações e a Opas financiará o treinamento dos profissionais de atendimento. Participaram da reunião representantes da USP, Unifesp, Santa Casa de São Paulo, Unisa, Faculdades de Medicina do ABC e de Jundiaí, Hospital Santa Marcelina e Hospital Leonor Mendes de Barros.

Estudo da Secretaria mostra que o Estado conseguiu reduzir em 21,4% os índices de gravidez em jovens de 10 a 19 anos. Levantamento com usuários da Casa do Adolescente demonstra que cerca de 15% das adolescentes que já haviam engravidado passaram por uma segunda gravidez. “Se a primeira gravidez reduz as chances de uma adolescente retomar seus projetos pessoais ainda jovem, uma segunda inviabiliza definitivamente”, afirma Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa.

Ficou decidido na reunião que será criada uma estratégia para atrair os adolescentes homens para os serviços de orientação. Também haverá orientação sobre segunda gravidez às adolescentes grávidas usuárias de serviços de pré-natal, maternidades e hospitais onde há curetagens pós-aborto.

“Os resultados obtidos no Estado de São Paulo servirão para toda a América Latina”, afirma Matilda Madalleno, responsável pelo Programa de Adolescência da Opas.

-C.M.-