Saúde: Secretaria entrega novo núcleo para pacientes psicóticos no hospital estadual da Água Funda

Evento será na próxima segunda-feira, 13 de dezembro, às 9h30

sex, 10/12/2004 - 11h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde entrega na próxima segunda-feira, 13 de dezembro, às 9h30, um novo setor para tratamento de doentes psicóticos no Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental (Caism) da Água Funda.

Com o novo setor, chamado de Núcleo de Atenção Continuada (NAC), o hospital oferecerá acompanhamento médico completo para pacientes psicóticos que tiverem alta hospitalar. Durante o dia, das 8h às 16h, serão assistidos por profissionais especializados, tomarão medicamentos específicos e participarão de oficinas culturais e atividades terapêuticas, de lazer e de re-socialização. Cerca de 30 pacientes psicóticos recebem alta hospitalar por mês no hospital.

A reforma da unidade estadual contemplou, além do novo NAC, a enfermaria central, o setor de marcação de consultas e a central de esterilização. As redes hidráulica e elétrica foram substituídas, bem como pisos e telhado.

O Caism da Água Funda recebe 1.034 internações por ano e conta com 225 profissionais da saúde e 145 leitos. Atende pacientes em quatro grandes programas: Atenção a Dependentes Químicos, Atenção ao Psicótico, Hospital-Dia e Lares Abrigados. O atendimento a psicóticos corresponde a cerca de metade dos realizados no hospital.
O Caism da Água Funda fica na avenida Miguel Stéfano, 3.030 – Água Funda.

10ª Semana

Ainda nesta segunda-feira haverá a abertura da 10ª Semana Caism da Água Funda, que contará, até sexta-feira, 17 de dezembro, com palestras sobre auto-estima e motivação, humanização no ambiente de trabalho e apresentações de grupos de teatro formados por pacientes ou funcionários. Na abertura do evento haverá apresentação de um grupo de violinistas voluntários do bairro.

Da Secretaria da Saúde