Saúde: Secretaria entrega mamógrafo e empossa novo diretor regional em Araçatuba neste sábado

Equipamento irá acelerar diagnóstico de câncer de mama na região

sex, 30/01/2004 - 12h42 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde entrega neste sábado, 31 de janeiro, às 8h30, um mamógrafo de alta resolução para a cidade de Araçatuba. Na mesma ocasião, o coordenador de Saúde do Interior, Nelson Maurício Pesciotta, dará posse ao novo diretor regional de Araçatuba (DIR 6), Luiz Henrique de Felippe Valente.

O mamógrafo doado pela Secretaria será instalado no Hospital da Mulher, que pertence ao município, e vai agilizar o diagnóstico de câncer de mama na região. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no país, mas se o diagnóstico for precoce a taxa de mortalidade é reduzida em 30%.

O investimento da Secretaria para a aquisição do equipamento foi de R$ 259 mil. Este será o segundo mamógrafo disponível no sistema público de saúde da região. Atualmente existe um em Ilha Solteira.

No ano passado, uma pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde revelou que a região de Araçatuba é a segunda melhor do estado em saúde da mulher, ficando atrás somente de Presidente Prudente. Foram analisados itens como taxa de cesárea, mortalidade materna, peso de recém-nascidos, mortalidade neonatal precoce e incidência de sífilis congênita.
‘A aquisição deste equipamento contribuirá para melhorar ainda mais o atendimento especializado às mulheres na região’, comenta Nelson Maurício Pesciotta.

Após a entrega do mamógrafo, será realizada a solenidade de posse do novo diretor da Direção Regional de Saúde (DIR-6) de Araçatuba, Luiz Henrique de Felippe Valente, no próprio Hospital da Mulher. Valente é ex-secretário de Saúde de Penápolis e assume a vaga no lugar de Cid Santaella, que estava no cargo desde abril do ano passado.
O Hospital da Mulher fica na rua Sacadura Cabral, s/nº – Bairro Aviação.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.