Saúde: Secretaria divulga ranking com índices de saúde da mulher

Apresentação da pesquisa será nesta quarta-feira, dia 28

qua, 28/05/2003 - 8h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde divulga nesta quarta-feira, dia 28, um ranking com os melhores e piores índices de saúde da mulher do Estado. A pesquisa será apresentada na reunião do Comitê Estadual de Vigilância à Morte Materna, das 9h30 às 16h, no auditório da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp).

Com o estudo, a Secretaria pretende apoiar os municípios, por intermédio das Direções Regionais (DIRs), na implementação de ações de saúde que revertam os dados insatisfatórios e melhorem os satisfatórios.

Para compor o ranking foram avaliados taxa de cesárea, mortalidade materna, baixo peso ao nascer, mortalidade neonatal precoce (óbito antes de sete dias de vida) e incidência de sífilis congênita. As regiões do ranking foram separadas seguindo as divisões das Diretorias Regionais de Saúde.

‘Taxas altas de cesárea e mortalidade materna podem demonstrar problemas na assistência ao parto. Índices altos de pouco peso ao nascer, mortalidade neonatal e sífilis congênita podem indicar falhas nos serviços de pré-natal’, explica Maria Cristina d’Andretta Tanaka, assessora do Programa Saúde da Mulher, da Secretaria de Estado da Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e a presidente do Fundo de Solidariedade do Estado, Maria Lúcia Alckmin, farão a abertura do evento. Na reunião também será apresentado o funcionamento dos Comitês de Mortalidade Materna do Estado.

A Fundação Oncocentro de São Paulo fica na Rua Oscar Freire, 2.396, Pinheiros.

Da Secretaria da Saúde