Saúde: Secretaria divulga cidades com mais risco de casos de Dengue em 2006

Estudo com índice de Breteau mostra risco de proliferação da doença no próximo ano

sex, 09/12/2005 - 13h48 | Do Portal do Governo

Monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde revela as cidades com maior risco de proliferação de Dengue em 2006. Foram identificados 73 municípios do Estado com índice de Breteau, que mede a infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, igual ou superior a 1, o que para a Secretaria demonstra risco para o próximo ano.

A Secretaria tem alertado todas as 645 cidades do Estado contra a doença. Neste ano foram registrados 5.145 casos de Dengue em todo o Estado. O número é maior que 2004, quando houve 3.049 casos, mas menor que 2003, 2002 e 2001, quando aconteceram 20.292, 42.368 e 51.668, respectivamente.

‘Não podemos baixar a guarda. A Dengue é uma doença traiçoeira, que sem cuidado pode voltar com força total. É hora das prefeituras vasculharem suas cidades atrás dos focos do mosquito Aedes aegypti, causador da doença’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O índice de Breteau aponta a porcentagem de imóveis com criadouros com larvas do mosquito por área (de 10 mil a 12 mil m²). De acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, abaixo de 1 ficam os índices toleráveis. Os índices indicados na lista abaixo foram fornecidos pelas respectivas prefeituras, considerados os mais recentes.

A cidade com maior índice de Breteau no Estado é Itapevi, com 6,5, seguida por Canitar, com 6,3, e Sabino e Cafelândia com 6.

A Secretaria de Estado da Saúde tem agido neste fim de 2005 já pensando preventivamente em 2006. No início do segundo semestre deste ano imediatamente mobilizou sua vigilância epidemiológica para que, com o fundamental apoio das prefeituras paulistas e de toda a população, propor um plano integrado para conter a doença, evitando um quadro epidêmico.

Em novembro, todas as regiões participaram de uma teleconferência, aberta a qualquer pessoa, sobre a Dengue. Além disso, cerca de 100 mil folhetos de alerta estão sendo distribuídos no litoral norte e sul do Estado, onde muitas casas ficam fechadas grande parte do ano, podendo servir de criadouro para o mosquito da doença.

Confira a lista completa das cidades no site da Secretaria Estadual da Saúde – www.saude.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde