Saúde: Secretaria distribui manual de papanicolau e auto-exame da mama para todo o Estado

Objetivo é padronizar entre médicos os procedimentos para prevenção do câncer de colo uterino

qui, 14/04/2005 - 12h28 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), começa nesta semana a distribuir para todo o Estado um manual de procedimentos para coleta de papanicolau e auto-exame de mama. O objetivo é que profissionais de Unidades Básicas de Saúde (UBS) padronizem procedimentos para prevenção do câncer de colo uterino.

Para receber os manuais as prefeituras devem entrar em contato com as Direções Regionais de Saúde (DIRs), que informarão a demanda à Fosp. Cerca de 40 mil exemplares já estão em estoque e prontos para serem distribuídos pelo Estado.

Dividido entre Procedimentos Técnicos e Procedimentos Administrativos, o manual explica o que fazer para identificar câncer de colo do útero e de mama. Também mostra rotinas de controle e acompanhamento dos possíveis casos.

Com 133 funcionários, entre eles 37 citotécnicos e 45 estudantes que participam de programas de estágio, a Fosp atualmente reorganiza a rede de atendimento oncológico em todo o Estado, proporcionando ao paciente o diagnóstico e tratamento da doença cada vez mais próximo.

Da Secretaria da Saúde