Saúde: Secretaria deve vacinar 122 mil idosos contra gripe no Vale do Paraíba e litoral norte

Campanha será realizada de 17 a 30 de abril

qui, 08/04/2004 - 10h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde deve vacinar 122 mil idosos contra gripe no Vale do Paraíba e litoral norte, em campanha que será realizada de 17 a 30 de abril, no Estado. A expectativa da Secretaria é imunizar cerca de 2,4 milhões de idosos em todo o Estado, atingindo a meta de 70% de adesão. Em 2003, registrou 75% de adesão à campanha.

As 12 cidades da Diretoria Regional de Saúde (DIR) de São José dos Campos receberão 90 mil doses de vacina da Secretaria, quantidade suficiente para vacinar toda a população de idosos. A meta na região é vacinar 63 mil pessoas. Já as 27 cidades da DIR de Taubaté serão contempladas com 85 mil doses, com meta de 59 mil idosos.

A distribuição e a aplicação das doses envolverão a participação de 27.720 profissionais, 2.100 carros e seis barcos em todo o Estado. A campanha inclui ainda a vacinação de pessoas internadas em 1.387 asilos.

‘É importante a população se conscientizar que esta vacina previne inúmeras complicações causadas pela gripe e, o mais importante, de maneira nenhuma causa a doença’, comenta Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

Durante a Campanha de Vacinação dos Idosos a Secretaria vai oferecer à população, além da vacina contra o vírus da gripe, a vacina dupla, contra o tétano e a difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)