Saúde: Secretaria cria sistema computadorizado de tomografia on-line no Hospital Ipiranga

Instituição é uma das primeiras a adotar esse recurso tecnológico, que dinamiza e melhora a qualidade dos diagnósticos

ter, 21/09/2004 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde criou um sistema computadorizado de tomografia on-line no Hospital Estadual do Ipiranga. A instituição é das primeiras a adotar esse recurso tecnológico, que dinamizará e melhorará a qualidade dos diagnósticos em casos graves que exijam a opinião de uma equipe médica multidisciplinar. O programa entrou em funcionamento no mês passado e integrará os médicos do hospital aos profissionais do Instituto de Pesquisa e Estudos de Diagnósticos por Imagem, órgão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), permitindo a troca de informações.

A diretora do hospital, dra. Vera Regina Salim, destaca que o sistema on-line permitirá realizar exames com excelente resolução e diagnósticos precisos. “A equipe do instituto pode ser consultada a qualquer momento, pois o serviço funciona 24 horas por dia. Ao mesmo tempo que o paciente passa pela tomografia computadorizada, acompanhado por um médico do hospital, um profissional do instituto analisa o exame. Depois, a equipe médica discute o caso e chega a um diagnóstico conjunto.”

Desde que a moderna tecnologia entrou em funcionamento, foram realizadas, com sucesso, mais de 20 transmissões. “Esse serviço representa agilidade na parte funcional, porque não precisaremos deslocar o filme do exame para o instituto. Podemos enviar as imagens e recebermos rapidamente o laudo de um profissional especializado numa área diferente da nossa”, explica o médico Márcio Pedro Marques, especialista em neurorradiologia.

Até o final do ano, Vera Salim espera instalar internamente o equipamento em todas as unidades do hospital. “Nossa próxima etapa é inaugurar o pronto-socorro com esse recurso tecnológico. Com ele, ganha-se qualidade, rapidez nos resultados e redução de custos.”

SERVIÇO:
Hospital Estadual do Ipiranga
Av. Nazareth, 28 – Ipiranga – capital

Marilia Mestriner
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)