Saúde: Secretaria cria programa de prevenção à aids para idosos

Estudo indica que em dez anos houve aumento nos casos de aids na população com 60 anos ou mais

seg, 03/10/2005 - 16h59 | Do Portal do Governo

Na semana internacional do idoso, a Secretaria da Saúde iniciou programa de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis para pessoas da terceira idade nos dois centros de referência do idoso (CRIs), situados nas zonas norte (Mandaqui) e leste (São Miguel Paulista) da capital.

Neste último final de semana, aproximadamente 150 pessoas participam de dinâmicas interativas para tirar dúvidas sobre sexualidade.

Com o programa, terão acesso aos preservativos – distribuídos gratuitamente – e aprenderão a maneira correta de utilizá-los. As atividades serão rotineiras no local.

No centro da zona norte, conhecido como MandaCRI, por estar instalado no Hospital do Mandaqui, haverá ações de combate à aids e outras doenças transmissíveis por contato sexual. Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, 27 de setembro, o MandaCRI preparou cronograma de palestras para 700 pessoas da terceira idade. Para evitar que os participantes ficassem inibidos em fazer perguntas, foram separados em grupos de homens e mulheres.

Aids na maturidade

Estudo da Secretaria da Saúde indica que em dez anos houve aumento nos casos de aids na população com 60 anos ou mais. Em 1993, foram registradas 118 ocorrências da doença no Estado nessa faixa etária. Em 2003, o número saltou para 220. As pessoas entre 60 e 64 anos são as que mais apresentam incidência de contágio. Nessa faixa, a evolução foi de 64,4%, sendo 74 notificações há uma década e 115 em 2003.

“Durante muito tempo, as iniciativas de saúde para os idosos ficaram concentradas em problemas típicos da idade, como Alzheimer e Parkinson. Com o incentivo de programas de qualidade de vida e atividades físicas, é necessário dar atenção especial às doenças ligadas à sexualidade”, ressalta o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Serviço

CRI Zona Leste: Praça Aleixo Mafra, 35 – São Miguel Paulista
MandaCRI: Rua Voluntários da Pátria, 4.301 – Mandaqui

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.