Saúde: Secretaria convoca crianças e adolescentes para vacinação nas férias escolares

Pais devem levar os filhos e atualizar a carteira de vacinação

ter, 06/01/2004 - 15h17 | Do Portal do Governo

Durante as férias escolares, a Secretaria de Estado da Saúde pretende levar crianças e adolescentes aos postos de saúde para atualizar o calendário de vacinas. O objetivo é intensificar a vacinação nesta época do ano, quando os escolares têm mais tempo livre.

Todos os postos de saúde do Estado oferecem gratuitamente vacinas contra paralisia infantil, hepatite B, tuberculose, difteria, coqueluche, tétano, sarampo, cachumba, rubéola e hemofilia, respeitando idades específicas. “Os pais devem aproveitar esse período para levar os filhos a um posto de saúde, com a caderneta de vacinação. Se perdeu o documento que registra qual vacina é necessária, é possível tirar uma segunda via no mesmo local”, informa a coordenadora de imunização da pasta, Clélia Maria Aranda.

Atenção especial precisa ser dada à vacinação contra hepatite B, para a população de cinco a 19 anos. Estudo da Secretaria mostra que, no Estado, aproximadamente 66% dos indivíduos nessa faixa etária – o que corresponde a cerca de 7 milhões de pessoas – não estão imunizados contra a doença. Desde 2001, quando a vacinação nessa idade foi instituída pelo Ministério da Saúde, cerca de 3,7 milhões de paulistas se vacinaram. Para ficar imunizado é preciso tomar três doses. Em torno de 98% das crianças com menos de cinco anos já foram vacinadas.

“Muitas vezes doenças como difteria, coqueluche e tétano, que ocorrem na faixa de cinco a seis anos, são esquecidas pelos pais. É importante levar as crianças ao posto e verificar se todas as vacinas foram aplicadas”, aconselha Clélia.

Febre amarela: imunização necessária

Quem for passar as férias nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil precisa se precaver contra a febre amarela. A doença é endêmica em municípios de Goiás, Tocantins, Rondônia, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Na região Nordeste, os estados do Maranhão e do Piauí também merecem atenção especial, assim como Minas Gerais, no Sudeste. Viajantes que pretendem descansar em áreas ribeirinhas ao Rio Grande, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, devem se prevenir tomando a vacina contra a doença.

A imunização contra a febre amarela é necessária somente para quem vai viajar para algum local de risco. Essas pessoas devem ir ao Posto do Viajante (lista disponível no site www.cve.saude.sp.gov.br), pelo menos 10 dias antes da viagem e tomar a vacina, que será oferecida gratuitamente em todos os postos de saúde do Estado, nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, nas rodoviárias Barra Funda e Tietê e no Hospital das Clínicas de São Paulo. Uma dose imunizará o viajante por dez anos.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde – Da Agência Imprensa Oficial