Saúde: Secretaria convoca crianças e adolescentes para vacinação nas férias

População pode ir a qualquer posto de saúde do Estado para atualizar caderneta de imunização

sáb, 27/12/2003 - 15h29 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde pretende levar crianças e adolescentes a postos de saúde nestas férias. O objetivo é intensificar a vacinação nesta época do ano, quando há mais tempo livre para atualizar a caderneta de imunização.

Em qualquer posto de saúde do Estado a Secretaria oferece gratuitamente vacinas contra paralisia infantil, hepatite b, tuberculose, difteria, coqueluche, tétano, sarampo, cachumba, rubéola, hemófilo, respeitando idades específicas. Para vacina contra febre amarela, necessária somente para quem sairá de férias para algum local de risco, é preciso ir a um Posto do Viajante (lista disponível no site www.cve.saude.sp.gov.br).

“Os pais devem aproveitar o período de férias escolares para levar os filhos a um posto de saúde, com a caderneta de vacinação. Se houve a perda do documento, que mostra qual vacina é necessária, é possível tirar uma segunda via no posto”, afirma a coordenadora de imunização da Secretaria, Clélia Maria Aranda.

A atenção especial dos pais precisa ser para a vacinação contra hepatite b, para pessoas de 5 a 19 anos. Estudo da Secretaria mostra que cerca de 66% das pessoas nesta faixa etária no Estado não estão imunizadas contra a doença, o que corresponde a cerca de 7 milhões de pessoas. Desde 2001, quando a vacinação entre 5 e 19 anos foi instituída pelo Ministério da Saúde, cerca de 3,7 milhões de paulistas foram imunizados. Para ficar imunizado contra a doença, é preciso tomar três doses da vacina. Cerca de 98% das crianças com menos de 5 anos já está vacinada

“Muitas vezes doenças como difteria, coqueluche e tétano, para 5 e 6 anos, são ‘esquecidas’ pelos pais. É importante levar a criança ao posto e verificar se todas vacinas foram aplicadas”, diz Clélia.