Saúde: Secretaria convoca crianças e adolescentes para vacinação contra hepatite B

Imunização é gratuita e está disponível em qualquer posto de saúde do Estado

qui, 13/01/2005 - 10h28 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde resolveu aproveitar o período de férias escolares e está convocando crianças e adolescentes, de até 19 anos, para vacinação contra hepatite B, gratuitamente, nos postos de saúde de todo o Estado.

Levantamento da Secretaria revela que 41% das pessoas dessa faixa etária ainda não foram aos postos de saúde para serem imunizadas contra a doença.

Desde 2001, quando a vacinação contra a hepatite B foi ampliada pelo Ministério da Saúde (antes desta data restrita a menores de 1 ano), cerca de 8,2 milhões de crianças e adolescentes paulistas tomaram a vacina.

Estima-se que 5,5 milhões de pessoas ainda precisam comparecer aos postos. A vacina está disponível na rede de postos do Estado em qualquer período do ano.

‘É importante aproveitar o descanso escolar para levar crianças e adolescentes aos postos de saúde, com a caderneta de vacinação. A hepatite B é uma doença grave, mas que pode ser evitada com a vacina’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A Secretaria tem divulgado a importância da vacinação contra hepatite B por todo o Estado, com informações disponíveis principalmente em postos de saúde, que ficam abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

É preciso tomar três doses da vacina para ficar imune a hepatite B. A primeira dose é aplicada, geralmente, após o nascimento. As outras duas acontecem, respectivamente, um e seis meses depois da primeira. Mesmo quem não recebeu a vacina nos primeiros meses de vida ainda poderá tomar as doses. Quem recebeu apenas uma ou duas aplicações pode completar a caderneta.

Da Assessoria de Imprensa da secretaria estadual da Saúde
V.C.