Saúde: Secretaria convoca crianças e adolescentes para vacinação contra hepatite B nas férias

Imunização é gratuita e está disponível em qualquer posto de saúde do Estado

sex, 02/07/2004 - 14h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu aproveitar o período de férias escolares e convoca crianças e adolescentes, de 5 a 19 anos, para vacinação contra hepatite B, gratuitamente, nos postos de saúde de todo o Estado. Um levantamento da Secretaria revela que 57% das pessoas dessa faixa etária ainda não foram imunizadas contra a doença.

Desde 2001, quando a vacinação contra a hepatite B foi instituída pelo Ministério da Saúde, cerca de 4,6 milhões de crianças e adolescentes paulistas tomaram a vacina. Estima-se que 6 milhões de pessoas ainda precisam comparecer aos postos.

‘Os pais e responsáveis devem aproveitar esse período de descanso para levarem os filhos aos postos de saúde, com a caderneta de vacinação. A hepatite B é uma doença grave, mas que pode ser evitada se a pessoa estiver vacinada’, afirma a coordenadora de imunização da Secretaria, Helena Sato.

É preciso tomar três doses da vacina para ficar imune a hepatite B. A primeira dose é aplicada, geralmente, após o nascimento. As outras duas acontecem, respectivamente, um e seis meses depois da primeira. Mesmo quem não recebeu a vacina nos primeiros meses de vida ainda poderá tomar as doses.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)