Saúde: Secretaria comemora o Dia do Amigo com Hospitais Amigos da Criança

Programa incentiva a humanização do atendimento ao parto e ao recém-nascido, além do aleitamento materno

sex, 18/07/2003 - 14h32 | Do Portal do Governo

Os seis hospitais estaduais certificados pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pelo Ministério da Saúde como ‘Hospital Amigo da Criança’ têm um motivo a mais para comemorar o Dia Internacional do Amigo, neste domingo, 20 de julho: estão contribuindo para reduzir a mortalidade infantil no Estado e melhorando a qualidade do atendimento ao paciente os seus primeiros minutos de vida.

O certificado Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizado em 1990 pelo Unicef e pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo de promover e proteger o aleitamento materno. No Brasil, os primeiros passos neste programa foram dados em 1992. Dos seis hospitais estaduais que têm o credenciamento, três estão localizados na capital paulista (Leonor Mendes de Barros, Interlagos e Grajaú). Os outros três estão em Santos (Guilherme Álvaro), Ribeirão Preto (Hospital das Clínicas) e Itapecerica da Serra (Geral de Itapecerica da Serra).

Para se tornar um Hospital Amigo da Criança a instituição de saúde precisa cumprir metas definidas pelo programa e passar por uma avaliação do Ministério da Saúde. Entre as metas está oferecer alojamento conjunto para mãe e bebê, acesso do pai ao parto, atendimento humanizado durante o pré-natal e programas de incentivo ao aleitamento materno.
‘Para receber o certificado o hospital precisa ter serviços da melhor qualidade’, afirma Alice Tiago de Souza, responsável pelo programa de Saúde da Criança da Secretaria de Estado da Saúde.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.