Saúde: Secretaria capacita profissionais para combate ao cigarro

Unidades Básicas de Saúde terão padrão do Cratod para atendimento

qua, 13/07/2005 - 12h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15 de julho, a partir das 9h, um programa de capacitação de profissionais de saúde que lidam com tabagismo na Grande São Paulo. Serão treinados 50 funcionários municipais pertencentes a nove municípios, seguindo modelo do Centro de Referência de Álcool e Outras Drogas (Cratod), da Secretaria.

Reconhecido como a unidade de saúde que melhor combateu o tabagismo na cidade de São Paulo em 2003, segundo o Ministério da Saúde, o Cratod, que atende cerca de 2.000 pacientes por mês, está levando seus profissionais para cidades do interior e Grande São Paulo, orientando profissionais de Unidades Básicas de Saúde (UBS) a lidar com pacientes que têm problemas com o tabaco.

Neste módulo (o programa já passou por Marília, São Paulo, Guarulhos e São José do Rio Preto) haverá profissionais de Mogi das Cruzes, Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Franco da Rocha, Diadema, Mauá e Ferraz de Vasconcelos. Desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a capacitação é realizada através de palestras com carga horária de 16 horas.

A expectativa é capacitar pelo menos 800 profissionais de saúde em todo o Estado neste ano, em duas fases. Já estão programadas as cidades de Santos, Botucatu e Campinas. ‘O objetivo é formar profissionais ‘multiplicadores’ que atuem no tratamento de pacientes dependentes de tabaco, transmitindo seus conhecimentos para outros profissionais. Com isso, conseguiremos reduzir e prevenir as doenças relacionadas ao tabaco’, explica Luizemir Lago, diretora do Cratod.

Cidades que queiram participar do projeto precisam entrar em contato com a Direção Regional de Saúde (DIR), que entrará em contato com o Cratod. A capacitação será no mesmo Cratod – rua Prates, 165 – Bom Retiro.

Datas e locais da capacitação

Grande São Paulo: 14 e 15 de julho
Santos: 22 e 23 de julho
Botucatu: 8 e 9 de agosto
Campinas: 18 e 19 de agosto

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

J.C.