Saúde: Secretaria capacita profissionais de Campinas para combate ao cigarro

Funcionários de unidades de saúde de 12 municípios da região terão padrão do Cratod para atendimento

qua, 17/08/2005 - 12h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, um programa de capacitação de profissionais de saúde que lidam com tabagismo na região de Campinas. Serão treinados cerca de 50 funcionários municipais, de 12 cidades da região (incluindo a cidade de Campinas), seguindo modelo do Centro de Referência de Álcool e Outras Drogas (Cratod), da Secretaria.

Reconhecido como a unidade de saúde que melhor combateu o tabagismo na cidade de São Paulo em 2003, segundo o Ministério da Saúde, o Cratod, que atende cerca de 2.000 pacientes por mês, está levando seus profissionais para cidades do interior e Grande São Paulo, orientando profissionais de Unidades Básicas de Saúde (UBS) a lidar com pacientes que têm problemas com o tabaco.

O programa já passou por Marília, Guarulhos e São José do Rio Preto, Santos e Botucatu, além de nove municípios da Grande São Paulo. A expectativa é capacitar pelo menos 800 profissionais de saúde em todo o Estado neste ano. Desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a capacitação é realizada por intermédio de palestras com carga horária de 16 horas.

“O objetivo é formar profissionais ‘multiplicadores’ que atuem no tratamento de pacientes dependentes de tabaco, transmitindo seus conhecimentos para outros profissionais. Com isso, conseguiremos reduzir e prevenir as doenças relacionadas ao tabaco”, explica Luizemir Lago, diretora do Cratod.

A capacitação em Campinas ocorrerá a partir das 9 horas desta quinta-feira, no Hotel Nacional Inn – avenida Benedicto Campos, 35, bairro Jardim do Trevo.