Saúde: Secretaria assina acordo com 645 prefeituras para controle de tuberculose

Será nesta quarta-feira, às 12 horas, no Centro de Convenções Rebouças

qua, 23/03/2005 - 8h52 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde assina nesta quarta-feira, 23 de março, Dia Mundial de Tuberculose, às 12 horas, um termo de combate à doença com todas as 645 prefeituras do Estado. O objetivo da Secretaria é receber dos municípios um compromisso para descoberta precoce de casos, tratamento da doença e cura de pelo menos 85% dos casos.

Cabe às Prefeituras tratar seus pacientes, com supervisão da Secretaria. Durante o evento, que ainda terá palestras e seminários, serão discutidas questões sobre incidência da doença nos municípios e no Estado. Balanço prévio da Secretaria indica que o Estado teve 14.529 casos novos de Tuberculose em 2004, contra 17.066 em 2003, queda de cerca de 15%.

‘É importante definir diretrizes para ação de controle da doença. Muitos municípios estão com novos prefeitos. Cabe à Secretaria orientá-los e cobrar resultados’, afirma Vera Neder Galesi, diretora da Divisão de Tuberculose da Secretaria.

O evento acontecerá das 9h às 14h no Centro de Convenções Rebouças_ avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 23, zona oeste da capital.

A doença

A tuberculose é uma doença transmitida pelo ar que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium.

Os principais sintomas da doença são tosse crônica, febre, suor noturno, dor no tórax e perda de peso lenta e progressiva. O tratamento dura em torno de seis meses e, se o doente tomar os remédios corretamente, as chances de cura chegam a 98%. É fundamental não interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapareçam.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

(LRK)