Saúde: Secretaria amplia projeto Jovens Acolhedores para Sorocaba

Até dia 27 de maio, faculdades paulistas podem se inscrever para participar do programa

qui, 19/05/2005 - 15h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde está ampliando o projeto Jovens Acolhedores. Agora, além da Grande São Paulo, incluindo a capital, o programa será implementado em hospitais estaduais do interior e litoral do Estado. Cerca de 600 estudantes de faculdades cadastradas serão selecionados e capacitados para humanizar o atendimento de 35 unidades de saúde da rede estadual. Em Sorocaba o atendimento acontecerá no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

Cidades como Santos, Promissão e Presidente Prudente serão contempladas. Lançado em agosto de 2004, o projeto, com 310 estudantes, mostrou-se de grande sucesso no atendimento a pacientes e acompanhantes. As universidades que quiserem participar neste ano podem se inscrever até 27 de maio. As instituições precisam manifestar o interesse por escrito e encaminhar o pedido para a sede da Secretaria.

Como no primeiro ano, cada aluno receberá uma bolsa de R$350 da Secretaria. As faculdades se comprometem a complementar os valores das mensalidades escolares. O contrato é de um ano e os participantes precisam cursar do primeiro ao penúltimo ano de qualquer curso universitário.

“O projeto Jovens Acolhedores é um sucesso. Agora é hora de ampliá-lo para as outras regiões. Além de atendimento médico capacitado, o paciente precisa de atenção e carinho. Nesta hora entram os estudantes” afirma o secretário de estado da saúde Luiz Roberto Barradas Barata.

Os Jovens Acolhedores realizam o primeiro atendimento às pessoas que procuram os hospitais. Eles são treinados para amparar os doentes e seus acompanhantes, prestando o primeiro contato, orientando e confortando os pacientes.

O endereço para o cadastro das universidades é avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 188, 5º andar, Cerqueira César, CEP 05403-000 – São Paulo – zona oeste da capital.