Saúde: Secretaria amplia equipes de combate a Dengue no Litoral Norte e Vale do Paraíba

Trinta profissionais da Superintendência de Controle de Endemias já estão na região

sex, 21/01/2005 - 17h24 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), reforçou o número de agentes de combate à Dengue no litoral norte e Vale do Paraíba. Ao todo, 30 profissionais estão na região para trabalhos de alerta e prevenção à doença.

Vinte técnicos da Sucen já trabalham nas cidades do litoral norte constantemente, durante todo o ano. Estes profissionais ganharam nesta semana reforço de outros 10, deslocados à cidade de Potim, no Vale do Paraíba.

Além de orientar a população, os profissionais da Sucen estão realizando varreduras pelas ruas das cidades em busca de focos da Dengue. As equipes também estão cobrindo com telas e capas plásticas as caixas d’água das casas para evitar o surgimento de larvas do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

“O trabalho em São Paulo está no caminho correto. Mas é importante lembrar que a ajuda da população é fundamental no combate ao mosquito”, disse o superintendente da Sucen, Luiz Jacintho da Silva.

Os casos de Dengue despencaram 85% no Estado de São Paulo em 2004. No ano passado houve 3.044 registros da doença em São Paulo, contra 20.361 em 2003, o que resulta nesta queda de 85%. A cidade de Potim registrou, em 2004 558 casos. Em Caraguatatuba foram 416 casos da doença.