Saúde: Secretaria agita o mundo neste domingo, dia 6

Objetivo do programa é introduzir a prática de alguma atividade física na rotina das pessoas

qui, 03/04/2003 - 19h50 | Do Portal do Governo

Neste domingo, dia 6, será comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) inspirada no Programa Agita São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde.

Neste dia acontecerão eventos simultaneamente em 18 países envolvendo uma população estimada de mais de 900 mil pessoas em algum tipo de atividade física. No Estado de São Paulo duzentas cidades estarão envolvidas em cerca de 1500 eventos, só na cidade de São Paulo 828.

Nas 400 escolas integrantes do Programa Parceiros do Futuro acontecerão atividades o dia inteiro com os alunos e a comunidade.

Na capital as comemorações começam com uma caminhada, com concentração às 8h30 em frente ao Masp, até o parque do Ibirapuera. O dia seis de abril, a partir desse ano, também ficou instituído pelo governo do estado como o Dia Estadual da Atividade Física.

Tudo começou há seis anos quando a Secretaria de Estado da Saúde lançou o Programa Agita São Paulo, com assessoria técnica do laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) e parceria de entidades da sociedade civil.

O objetivo do programa foi introduzir a prática de alguma atividade física na rotina das pessoas. O sedentarismo é responsável por 54% do risco de morte por infarto e 50% do risco de morte por derrame cerebral . A falta de atividades físicas pela população também sai caro para os cofres públicos. O custo com o tratamento das doenças originadas pelo sedentarismo pode variar entre 2,4% e 9% do total de custos do setor saúde.

A partir desse ano, fica criada a Rede Mundial de Atividade Física, uma organização que irá fazer a promoção de atividades físicas em 169 países, coordenada pela equipe do Agita São Paulo.