Saúde: Secretaria adota medicina chinesa para atendimento pelo SUS

Termo de cooperação com associação de medicina chinesa servirá para treinar profissionais

seg, 11/08/2003 - 17h14 | Do Portal do Governo

A população paulista usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), além da medicina convencional, terá acesso às técnicas milenares da medicina chinesa. É o que garante um termo de cooperação assinado entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil, publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, dia 11.

Para incorporar a técnicas da medicina chinesa aos serviços oferecidos pelo SUS, a Secretaria criou um grupo de trabalho que, entre outras atribuições, identificará os médicos da rede estadual que já tenham experiência na área. Esses profissionais, após treinamento, serão os professores e monitores que multiplicarão os conhecimento para outros profissionais da rede e supervisionarão a aplicação das técnicas.

De acordo com o termo de cooperação, a Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil disponibilizará o conhecimento teórico e prático e será uma das entidades responsáveis pelo processo de capacitação dos profissionais que farão o atendimento à população.

O grupo de trabalho também fará contatos com entidades, reconhecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB), que oferecem cursos de acupuntura para haver estímulos à especialização de novos médicos. No Brasil só médicos formados e com especialização, que dura em média dois anos, estão habilitados para aplicar a acupuntura.

A acupuntura pode ser utilizada desde o processo da anestesia, antes de procedimentos médicos, até a prevenção de doenças. “Pretendemos que benefícios da medicina chinesa não fiquem restritos aos consultórios particulares, mas que estejam disponíveis também aos usuários do SUS”, explica o médico sanitarista José Carlos Seixas, coordenador do grupo de trabalho.