Saúde: Secretaria abre campanha de vacinação contra paralisia infantil

Primeira fase da campanha será neste sábado, dia 5. Serão cerca de 14 mil postos à disposição da população

qui, 03/06/2004 - 15h25 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 5, às 8 horas, será aberta a Campanha de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) no Estado. O evento será no Abrigo Infantil Nosso Lar, em Artur Alvim.

A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar 3,1 milhões de crianças com menos de cinco anos nas duas fases da Campanha de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) no Estado. A primeira fase da imunização será neste mesmo sábado,dia 5 e a segunda em 21 de agosto. A meta, como nos anos anteriores, equivale a 95% dos 3,3 milhões de crianças nesta faixa etária.

Na campanha deste ano cerca de 14 mil postos de vacinação estarão à disposição da população em todo o Estado. O boneco Zé Gotinha, mascote da campanha, está convocando as crianças em visitas às cidades.

Na primeira etapa campanha, em junho, as crianças receberão, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus Influenzae), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B. Na segunda etapa, em agosto, serão aplicadas as vacinas contra a poliomielite e tríplice viral, reforçando a imunização contra o sarampo.

A vacina contra a pólio é segura e as reações alérgicas são extremamente raras. No ano passado a Secretaria conseguiu vacinar 96,8% das crianças com menos de cinco anos no Estado, ou seja,cerca de 3,2 milhões.
O último caso registrado da doença no Estado de São Paulo ocorreu em 1988, no município de Teodoro Sampaio. No Brasil a doença está erradicada há 15 anos, sendo que os últimos casos foram registrados no Rio Grande do Norte e Paraíba.

‘A poliomielite é grave e todos os pais e responsáveis devem levar seus filhos aos postos de vacinação nos dois dias da campanha’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. O Abrigo Infantil Nosso Lar fica na rua Maciel Monteiro, 70 – Artur Alvim, zona leste da capital.