Saúde: São Paulo vai exportar experiência no tratamento contra a Aids

Secretário receberá comitiva de Angola, nesta terça-feira, dia 28

seg, 27/01/2003 - 12h35 | Do Portal do Governo

A experiência no tratamento de pacientes e na prevenção contra a Aids, realizadas em São Paulo pelo Governo do Estado, serão ‘exportadas’ para a África, continente mais atingido pela doença atualmente.

Nesta terça-feira, dia 28, o secretário Estadual da Saúde, José Roberto Barradas Barata, receberá em seu gabinete uma comitiva liderada pelo vice-ministro de Saúde de Angola, José Vieira Dias Van-Dunen, e o representante de Saúde daquele país no Brasil, o médico David Uip.

Barradas vai apresentar algumas experiências paulistas sobre o assunto para que elas possam ser aproveitadas pelos africanos e discutir parcerias entre institutos de São Paulo e Angola.

Para o secretário, a presença dos africanos em São Paulo mostra que o Estado está no caminho certo do combate à doença. ‘O Brasil e principalmente São Paulo são referências no tratamento à Aids. Podemos ajudar muito o povo africano’, destacou.

O médico David Uip afirma que a intenção é estabelecer parcerias e repassar os métodos avançados de controle e tratamento da doença aos angolanos. ‘Nossa intenção é transformar Angola em um centro de referência para toda a África. Nosso programa hoje é realista, competente e tem um custo baixo. É isso que queremos reproduzir’, disse.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

C.C.