Saúde: São Paulo se une contra a dengue

Comitê estadual de combate à dengue já planeja ações para o Carnaval

sex, 21/02/2003 - 14h53 | Do Portal do Governo

Comitê Estadual de Combate á Dengue se reúne para discutir ações de combate à Dengue no Carnaval

O Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue definiu, em reunião realizada nesta sexta-feira, dia 21, as estratégias para intensificar ações de combate ao Aedes aegypti durante o período de Carnaval. O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Estado da Saúde.

O superintendente da Sucen, Luiz Jacintho, enfatizou a importância do trabalho que está sendo realizado com os integrantes do comitê para conscientizar a população da importância do combate à dengue. ‘Sem dúvida, percebemos uma grande participação da sociedade. Esse é o caminho. Só assim conseguiremos evitar a proliferação do mosquito’.

Entre as ações que serão desenvolvidas no Carnaval está o ‘Verão Limpo sem Dengue’, campanha que será desencadeada pela Secretaria do Meio Ambiente, nas praias do litoral sul. Monitores estarão distribuindo folhetos explicativos, adesivos e sacolas nas praias, além de manter um laboratório volante para identificar o mosquito transmissor da dengue.

O representante da CPTM, Luiz Carlos Ramos, disse que as ações que estão sendo realizadas junto as estações de trem próximas à Osasco serão intensificadas.

O Programa Parceiros do Futuro, criado em 1999 e implantado em 400 escolas na Capital e Interior, vem trabalhando de maneira efetiva junto aos adolescentes e a comunidade, ressalta Maria Angélica, da Educação. ‘Cerca de 90 mil adolescentes recebem informações de monitores da Saúde, nos finais de semana, nas escolas estaduais. Isso contribui para a formação de multiplicadores de agentes de combate à dengue’, afirma Jacintho. Nas estações do Metrô serão distribuídos panfletos orientando sobre os riscos da doença.

A Concessionária Nova Dutra, além de ceder espaço publicitário na rodovia, também irá entregar panfletos nos pedágios. Já a Febraban se comprometeu a divulgar junto aos bancários de todo o Estado informações sobre o combate ao mosquito.

Vanderlei França
Da Secretaria estadual da Saúde