Saúde: São Paulo revoluciona atendimento em hospitais

Programas de humanização mudam a cara da Saúde Pública no Estado

qui, 09/12/2004 - 10h01 | Do Portal do Governo

Tecnologia de ponta, fábricas de vacina, remédios e hemoderivados, aparelhos que custam milhões de dólares e entidades de peso como Hospital das Clínicas de São Paulo, Dante Pazzanese e Incor. São Paulo está à frente de todos os Estados quando o assunto é saúde. Isso já garantiria o sucesso de qualquer sistema de saúde, mas São Paulo decidiu implantar um moderno e revolucionário sistema de humanização em suas unidades.

Jovens acolhedores, Conte Comigo e Leia Comigo. Estes são três exemplos de programas de humanização, lançados no Brasil pela Secretaria de Estado da Saúde, que começam a dar os primeiros resultados.

Em alguns hospitais há pessoas que contam histórias para doentes terminais e salões de beleza, os chamados Cantinhos da beleza, estão sendo implementados em todo o Estado.

1º Encontro Estadual de Ações Humanizadas

Mas não pára por aí. Com objetivo de aprimorar e trocar experiências entre unidades estaduais e municipais, será realizado a partir desta quinta-feira, em 9 de dezembro, o 1º Encontro Estadual de Ações Humanizadas.

Com mesas de discussões temáticas e mostra de vídeos das ações prestadas nos hospitais, cada hospital ou posto de saúde poderá expor o funcionamento de seus projetos. Oficinas de mosaico e pintura também farão parte do evento.

‘Pela primeira vez as unidades da Secretaria do Estado, em conjunto com prefeituras,  discutirão e demonstrarão suas atividades de humanização. Será a partida para melhorar ainda mais a qualidade destes programas’, afirma o coordenador de Recursos Humanos da Secretaria, Paulo Seixas.

O encontro será no Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos Doutor Antônio Guilherme de Souza_ rua Dona Inácia Uchoa, 574, Vila Mariana, das 8h30 às 17 horas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.