Saúde: São Paulo põe até soldados contra o mosquito da dengue

Governo vai iniciar também convocação de 500 pessoas das Frentes de Trabalho para ajudar no combate

sex, 07/03/2003 - 10h21 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e da Secretaria Estadual da Saúde


O governo do Estado vai iniciar a convocação de 500 pessoas das Frentes de Trabalho, que foram selecionadas em 2001, para ajudar no combate à dengue nos municípios de Itapevi, Jandira e Carapicuíba. Além disso, o Exército irá ceder 50 recrutas para cobrir caixas d’água e limpar terrenos abandonados. Os soldados serão deslocados para essa região onde ainda há surto da doença.

Os novos agentes irão somar-se aos 182 profissionais que fazem o serviço de controle dos pontos de risco e outras atividades de combate à doença.

Convocação de agentes

A lista dos convocados será ainda divulgada pelo Diário Oficial. Os futuros agentes vão receber bolsa-auxílio mensal de R$ 210,00, uma cesta básica por mês, seguro de acidentes pessoais e cursos de qualificação profissional.

O objetivo do programa Frente de Trabalho é propiciar ocupação, renda e qualificação às pessoas com mais de 12 meses de desemprego, ampliando suas possibilidades de reinserção no mercado de trabalho. Concilia a execução de atividades de utilidade social, com projetos de capacitação de conteúdos que procuram aumentar a empregabilidade.

Queda na incidência

O Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Estadual da Saúde, indica, em seu último levantamento mensal, que o Estado de São Paulo está conseguindo conter o avanço da dengue.

Em fevereiro houve queda de 54,6% de casos notificados, em comparação com o mesmo período de 2002. No mês passado foram registrados 3.006 casos da doença. Já em fevereiro de 2002 houve 6.621 notificações.

Mesmo com a diminuição, o Estado pretende manter o esforço contra o mosquito transmissor da doença. A secretaria continuará com as campanhas educativas para a população, a distribuição de toucas para caixas d’água e realização de parcerias com prefeituras.

“Não podemos afrouxar. É hora de manter ações como essas e intensificar o trabalho. Após o carnaval, há uma tendência de aumento no número de casos. É preciso muita atenção”, afirma o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A SES está priorizando Itapevi e Jandira pelo fato de serem municípios com grande infestação de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, além de concentrarem os maiores números de casos de dengue no Estado (900 e 534 notificações, respectivamente). Em Itapevi aconteceu o primeiro óbito por dengue hemorrágica do ano.

Carapicuíba, apesar de ter apenas 11 casos confirmados, mereceu atenção pela proximidade com os outros dois municípios e por também apresentar alto índice de infestação do mosquito.

(AM)